Pedagogia do Fazer
“A Pedagogia Waldorf é uma pedagogia essencialmente do fazer, nada deveria ser dado diretamente para a cabeça de uma criança. Para adquirir conhecimento, nós estudamos, ele já existe. Habilidades é que nós precisamos treinar. Então esta é uma pedagogia que tudo o que vai chegar para a criança passa primeiro por suas mão, das mãos pelo coração, porque ela se vincula afetivamente com aquilo que está fazendo, e, só então, chegará na cabeça. Então, se a criança vai estudar um conteúdo de matemática, medindo todas as possibilidades, construindo suas próprias réguas, construindo seus aparelhos de medição com as próprias mãos, ela se vincula afetivamente com essa tarefa, e assim ela aprende, ela desperta para este conhecimento de verdade. No futuro, ela poderá fazer o caminho inverso e aquela ideia que se tornou um ideal, poderá ser permeada pelo calor anímico, pelo calor do amor, e ir para uma ação amorosa no mundo. Portanto, na Pedagogia Waldorf, a criança durante o período escolar recebe algo que passou pelas suas mãos, viveu no coração e chegou à consciência, pra assim que ela se tornar apta a se colocar no mundo.”