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Ensino Fundamental

“A criança precisa sentir muito forte dentro de si que o mundo é belo e que vale a pena fazer parte dele.”

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A partir do 1º ano, a classe é composta por alunos da mesma faixa etária. A criança vai ao longo de cada ano, experimentando sensações e tendo vivências ligadas principalmente à sua idade. Essa classe continuará junto ao longo de todo o ensino fundamental, e, com ela, o seu professor de classe, adulto de referência dentro da escola para a criança. A vivência comum, as tarefas, o esforço coletivo do 1º até o último ano forjam uma grande família ao redor deste professor tão especial.

A convivência com a pluralidade é uma característica de uma sala de aula Waldorf. Nela, cada criança tem a chance de expressar-se e ser ela mesma e, ao mesmo tempo, vivenciar a riqueza e a beleza de poder ser diferente e fraterna.

O professor expõe as matérias com suas próprias palavras, os alunos fazem seus próprios livros com ilustrações e matérias dadas. A surpresa, a admiração, o prazer da descoberta, o planejamento, a improvisação, a ciência e a arte estão constantemente ligadas.

No 2º setênio (dos 7 aos 14 anos), a criança precisa sentir muito forte dentro de si que o mundo é belo e que vale a pena fazer parte dele. A autoridade natural é baseada no amor – mãos firmes, mas carinhosas, liberdade que orienta! A criança faz o que o professor diz porque o ama e o respeita profundamente. Ao final do segundo setênio, a criança começa lentamente a adentrar os mistérios e as possibilidades do 3º setênio (dos 14 aos 21 anos), no qual o jovem se abre para a vivência de que o mundo é verdadeiro. A autoridade se baseia cada vez mais nas qualidades pessoais (o aluno obedece ao professor admirado e respeitado), num crescente de liberdade e responsabilidade.

A atuação continuada do professor

Um professor Waldorf costuma acompanhar sua turma por maior tempo que somente um ano letivo. Nesta Pedagogia, quando a criança está entre seis e sete anos, considerada preparada para iniciar o Ensino Fundamental, ele está pronto para desbravar novos desafios. No 1° ano do Ensino Fundamental ela conhece aquela que será sua professora de classe até o final deste segmento. Como uma educadora de sua turma, o cerne de sua relação como educador é com os alunos, e não com as matérias. Por isso a proposta de um acompanhamento mais extenso, que possibilite inclusive um elo com as famílias e formação de um grupo social. Associada à professora de classe, estão os professores de matérias, como, por exemplo, temos as disciplinas de Inglês, Espanhol, Música, Educação Física e Trabalhos Manuais.

Currículo

A presença constante da arte no dia a dia da escola waldorf é estimulada não para o desenvolvimento de uma faculdade em si, mas como veículo didático para o aprendizado de todas as matérias. Música instrumental, canto, trabalhos manuais, artes aplicadas, pintura, desenho, desenho de formas, euritmia, educação física, declamação, dramatização e teatro, acompanham o conteúdo curricular e são desenvolvidas de acordo com a idade. Nesse cenário, além de ter seu processo de aprendizado facilitado, a criança também encontrará espaço para exteriorizar suas habilidades individuais.

Língua: falar, escrever, ler

Matemática e Geometria

História

Geografia

Línguas estrangeiras

Matérias científicas

Agricultura e jardinagem

Euritmia

As disciplinas são alternadas por épocas de aprendizagem. Cada época possui entre três e quatro semanas de duração. Após este período inicia-se outra época, quando outra disciplina começa a ser abordada. O ensino em épocas possibilita aos alunos receberem os conteúdos de forma não fragmentada. Através desse sistema, a criança pode efetivamente “mergulhar” em cada matéria e vivenciá-la profundamente. Ao término de uma época, a disciplina abordada “adormece” para que outra comece a ser ativada e, desta forma, há um rodízio das disciplinas, pensado de forma a tornar mais curioso e dedicado o aprendizado do aluno.

Durante o primeiro setênio, o uso das mãos e dedos, assim como os movimentos harmoniosos do corpo em jogos e rodinhas, ajudam a desenvolver as forças plasmadoras do corpo humano. No período seguinte, é a percepção de belas formas, cores e sons harmônicos que atuam na organização corporal, enquanto a vivência intensiva das belezas da natureza contribuirá, por sua vez, para vivificar o organismo vital. Vejamos um exemplo: nas aulas de jardinagem, uma criança aprende a observar os processos de crescimento e de desabrochar de uma flor, cuidando dela, a partir de semente, com as próprias mãos. Isso fortalecerá suas próprias energias evolutivas. Além disso, o aluno desenvolverá uma atitude de veneração diante das forças cósmicas que plasmam a planta.

Todavia é pelo próprio fazer que influências plasmadoras atuam mais especificamente na vivificação do organismo. Cabe em particular à euritmia um efeito altamente terapêutico e revigorante. O aluno que se tornar mais hábil, no decorrer do segundo setênio, por meios de trabalhos manuais, pela prática de um instrumento musical ou mediante qualquer outra atividade apropriada, terá menos dificuldade em adquirir, mais tarde, os conhecimentos exigidos nas matérias intelectuais.

O desenvolvimento de todo o organismo é, pois, favorecido pelo hábito de uma atuação harmônica das mãos e dos membros. Quando esta atuação consciente vier a fazer parte da vida em representações mentais, ela terá se metamorfoseado a partir das forças da fantasia. A criação artística eleva o homem acima das meras necessidades existenciais e lhe fomenta a expressão da sua verdadeira humanidade. Despertar e desenvolver essa capacidade é o mais nobre propósito da área das artes plásticas. A escola Waldorf não quer formar artistas, mas sim seres humanos capazes de assumir, mesmo em nossa época, o seu destino, e de atuar harmoniosamente no contexto social de sua vida futura.

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