A partir do 1º ano, a classe é composta por alunos da mesma faixa etária. A criança vai ao longo de cada ano, experimentando sensações e tendo vivências ligadas principalmente à sua idade. Essa classe continuará junto ao longo de todo o ensino fundamental, e, com ela, o seu professor de classe, adulto de referência dentro da escola para a criança. A vivência comum, as tarefas, o esforço coletivo do 1º até o último ano forjam uma grande família ao redor deste professor tão especial. O professor de classe acompanha a mesma turma ao longo dos anos do Ensino Fundamental, estabelecendo uma ligação profunda e duradoura com seus alunos e suas famílias.
A convivência com a pluralidade é uma característica de uma sala de aula Waldorf. Nela, cada criança tem a chance de expressar-se e ser ela mesma e, ao mesmo tempo, vivenciar a riqueza e a beleza de poder ser diferente e fraterna.
O professor expõe as matérias com suas próprias palavras, os alunos fazem seus próprios livros com ilustrações e matérias dadas. A surpresa, a admiração, o prazer da descoberta, o planejamento, a improvisação, a ciência e a arte estão constantemente ligadas.
No Ensino Fundamental, o trabalho é orientado pela consciência de que, nesta fase, são os sentimentos que afloram, predominam e são eles fatores de aprendizagem que precisam ser considerados.
Como o pensar, o sentir e o querer devem ser igualmente desenvolvidos, os elementos científicos, artísticos e morais são reunidos para estimular pensamentos claros, sentimentos ricos e responsabilidade no atuar.
O ritmo escolar acompanha o ritmo da vida: ao iniciar o dia, todas as classes desenvolvem um trabalho denominado “preparação”, que acorda energias e forças da criança que são necessárias à aprendizagem: exercícios rítmicos, poesias, músicas, flautas harmonizam as forças do pensamento, preparando a criança para uma melhor receptividade do ensino no período denominado “aula principal”. Nesta, é desenvolvido o ensino dos conteúdos curriculares trabalhados em unidades chamadas “épocas”. Esta forma de ensino em época tem por critério a economia de tempo, integração e abrangência e dura por cerca de quatro semanas. A uma época segue-se outra, de matéria diferente. Quando, após algum tempo, a matéria é retomada, o conteúdo revive com maior intensidade na memória da criança.
Muitas disciplinas são lecionadas de forma concentrada, em blocos temáticos chamados “época” , com duração aproximada de quatro semanas. Os alunos, dessa maneira, podem vivenciar os conteúdos em questão de forma abrangente e profunda.
O currículo Waldorf abarca todas as disciplinas previstas pela legislação brasileira. Além dessas, várias outras matérias compõem a parte diversificada oferecida pelo currículo da escola. Apresentações regulares de música, Euritmia enriquecem a grade curricular.
A arte de educar deve proporcionar ao ser humano um desenvolvimento completo e equilibrado, incluindo o Pensar, o Sentir e o Querer, para que ele possa ter um pensamento claro, um sentimento capaz de estabelecer relações de forma saudável, e para que consiga realizar coisas boas no mundo. Estas três capacidades devem estar interligadas, integradas, e sempre conversando e harmoniosamente se estabelecendo.
Cada uma destas capacidades anímicas, olhada separadamente, tem características que lhe são preponderantes:
(cognição, intelecto, memória) se relaciona principalmente com o sistema neuro sensorial, e se realiza num estado de consciência que podemos chamar de vigília plena. Do ponto de vista temporal, relaciona-se mais com o passado, onde reside o que já existe como conhecimento
(sensações, emoções, vida sensível) situa-se entre o Pensar e o Querer. Relaciona-se com os sistemas rítmicos respiratório e circulatório, e se realiza num estado de semiconsciência, ou consciência onírica. Sabemos que nossas emoções têm efeito direto sobre nosso ritmo respiratório, nossa frequência cardíaca e até sobre nossa pressão sanguínea. Do ponto de vista temporal relaciona-se mais com o presente, representando o reflexo emocional do que acontece a cada momento vivido
agir, vontade, ação volitiva) se relaciona com os sistemas metabólico e motor, e se realiza num estado de inconsciência, ou vigília dormente. Isso porque não temos consciência alguma sobre o funcionamento de nosso metabolismo e de nossos movimentos, necessários para realizar nossas ações. Do ponto de vista temporal, relaciona-se com o futuro, o que queremos vir a realizar.
“A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas.“
Rudolf Steiner