25 de maio — Dia Nacional do Desporto Escolar
Em 25 de maio é celebrado o Dia Nacional do Desporto Escolar. A data fomenta a importância da ação educativa por meio do esporte.
O Dia Nacional do Desporto Escolar (25 de maio) é a data que reforça a importância da prática do esporte no ambiente escolar como ferramenta de desenvolvimento de diferentes competências, habilidades e fatores sociais de crianças e jovens.
Nessa data são promovidas diversas ações, campanhas e eventos em escolas brasileiras a fim de promover debates acerca do papel educativo das atividades esportivas.
Origem do Dia Nacional do Desporto Escolar
O Dia Nacional do Esporte Escolar ou Dia Nacional do Desporto Escolar é comemorado em 25 de maio por conta da fundação da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). A data foi oficializada em 2023 por meio da Lei nº 14.579.
A CBDE foi criada em 2000 e faz parte do Sistema Nacional de Esporte no Brasil. É responsabilidade da instituição administrar o esporte no âmbito educacional, no ensino básico, fundamental e médio. A missão do órgão é possibilitar a promoção esportiva de forma integral, o exercício da cidadania e a prática do lazer a partir do esporte.
O que é esporte escolar e sua importância
O esporte escolar é a prática de vivências esportivas no ambiente das escolas com finalidades educativas. De acordo com o Ministério do Esporte, a pedagogia do esporte busca refletir as modalidades esportivas enquanto ações educativas e de formação de cidadania.
As ações educativas promovidas por meio do esporte no contexto escolar envolvem intervenções com aspectos definidos, tais como compromisso, responsabilidade, organização, intencionalidade e responsabilidade educacional.
Entre as funções desenvolvidas pelo esporte escolar estão a ludicidade, a cooperação, o companheirismo e o entretenimento. Nesse sentido, a competitividade e o treinamento, característicos do esporte, são deixados de lado para se dar atenção aos aspectos educativos existentes na prática esportiva.
A prática de esportes nas escolas possibilita oportunidades de convívio social, respeito às regras, bem como aos companheiros e adversários. Essas atividades provocam situações de conquistas ou derrotas, portanto, possibilidades de exercitar a cooperação, a ética e a amizade.
História da Educação Física escolar no Brasil
A Educação Física escolar chegou ao Brasil por volta dos séculos XVIII e XIX. Nesse período, a área se baseava na perspectiva médico-higienista. O objetivo das aulas da disciplina era atingir corpos fortes e higiênicos.
Inicialmente, a disciplina sofreu uma intensa influência militar. A intenção era preparar os corpos para possíveis conflitos militares. O ideal era de patriotismo e nacionalismo. O conteúdo da Educação Física nesse tempo era baseado nos modelos europeus de ginástica.
Após o fim da Segunda Guerra Mundial e do Estado Novo no Brasil, novas tendências pedagógicas da Educação Física começaram a surgir.
Em seguida, outras possibilidades de ensino na Educação Física surgiram. Essas perspectivas passaram a compreender a dimensão da cultura corporal do movimento e a promover pensamentos críticos e reflexivos sobre a prática corporal no ambiente escolar.
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